O painel solar transparente pode ser usado em janelas ou edifícios de vidro (Youtube Innovation and Tech Today/Reprodução)
Um novo estudo publicado pela Universidade Nacional de Incheon, na Coreia do Sul, explica como seus cientistas criaram o primeiro painel solar transparente, que pode ser anexado em celulares ou outros eletrônicos móveis.
Em meio à crises climáticas e movimentações políticas internacionais para maior produção de energia verde, os pesquisadores do estudo foram a fundo no conceito de “energia personalizada“.
Eles decidiram desenvolver um painel solar que pode ser usado em janelas, vidros de carro, telas de celulares e outros produtos de uso diário, gerando energia diretamente no local.
O painel solar já existente, que normalmente fica em telhados ou outras áreas remotas, é opaco, escuro e absorve apenas a luz visível. De acordo com o estudo publicado no Science Daily, sua nova versão usa uma luz invisível que atinge a faixa ultravioleta.
Os cientistas combinaram dióxido de titânio (TiO2) e óxido de níquel (NiO) para criar um objeto transparente, semicondutor e não nocivo para o meio ambiente.