Apesar da pandemia do novo coronavírus, que prejudicou algumas empresas e obrigou famílias a economizarem em alguns setores, o mercado de energia solar no Brasil mostrou desenvolvimento acelerado. De acordo com a Exame, com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), esse sistema de geração de energia triplicou sua atividade em 1 ano e, só nos últimos 6 meses, apresentou crescimento de 45%.
A nova marca atingida é de 3 GW de potência instalada em painéis solares em telhados de residências e empresas. Já são 255 mil sistemas fotovoltaicos fornecendo energia a partir de ligações para 319 mil unidades consumidoras.
No pessoal e no profissional
Por enquanto, empresas de comércio e serviço são as que mais utilizam a capacidade total, já que os maiores benefícios em termos de economia são para quem tem contas de luz mais salgadas, acima de R$ 500. Entretanto, em quantidade de instalações, as residências já são a maioria.
A Absolar ressalta que a energia solar é capaz de gerar empregos, além de economia no boleto, algo que depende de vários fatores, inclusive da região em que está.